Retiro Zen em São Paulo – Chakra do Coração


Por Thaís Lira

Está buscando um lugar zen em São Paulo, para uma verdadeira imersão de conexão com a natureza? Então, você vai adorar conhecer o Chakra do Coração. Continue lendo o artigo, e encante-se junto comigo.

Não sei se todos sabem, mas minha raiz religiosa parte do Conservadorismo Adventista (doutrina bem similar ao judaísmo), passando por uma vivência de três anos em comunidade cristã africana, até chegar em comunidades brasileiras. No momento presente, apesar de ser completamente desprendida de religião, frequento -mesmo que esporadicamente- uma comunidade em Guarulhos, qual tenho um amor, respeito e carinho muito grande. E bem, para quem cresceu em um desses ambientes religiosos, sabe o quanto os acampamentos e retiros são tradicionais. Esses retiros, são excelentes oportunidades para expansão de consciência, autoconhecimento e conexão com a espiritualidade. Carrego lembranças incríveis e uma gratidão eterna.

Mas, de todos os acampamentos e retiros quais participei, posso afirmar que: a experiência que mais me promoveu uma conexão direta com a natureza e com a minha própria essência, foi vivenciada recentemente, num ambiente provido de muito amor e carinho, desprendido de religião, laico, aberto, acolhedor e sem julgamentos – o Chakra do Coração.

chakra do coração - retiro em são paulo - espaço zen em sp - blog da lira

Contei aqui, como cheguei ao Chakra do Coração. Mas o lugar é tão especial, que merecia uma postagem mais detalhada e inteirinha só para ele.

Tudo começa com a receptividade.

A família anfitriã (composta por Ameeta, seu esposo Sorge, seu ex-esposo, seus filhos, cachorrinhos, gatinhos e duas cozinheiras incríveis) te recebe com sorriso no rosto, abraço forte e palavras doces de acolhimento, como: “Por favor, sinta-se em sua casa. Seja muito bem-vindo ao Chakra do Coração. Esperamos que seus dias aqui, sejam especiais”.

A primeira impressão que temos, assim que chegamos ao espaço, é uma grande área arborizada, composta por uma série de espécies de árvores. Já de primeira, percebe-se que o ambiente é extremamente limpo e cuidado carinhosamente por seus mantenedores. E precisa de pouco para perceber que a natureza é a, na verdade, a grande anfitriã no Chakra do Coração.

chakra do coração - retiro em são paulo - espaço zen em sp - blog da lirachakra do coração - retiro em são paulo - espaço zen em sp - blog da lira

Ameeta nos recebe na porta, e nos conduz até o alojamento, quarto ou camping aonde  ficaremos hospedados. Em meu caso, fiquei em um quarto situado dentro da casa da família anfitriã.  Num aspecto geral, tudo muitíssimo limpo, organizado e aconchegante.
Tanto os alojamentos, quanto quartos e barracas de camping, são suficientemente equipados para receber a todos com qualidade.

chakra do coração - retiro em são paulo - lugar zen em sp - blog da liraA caminho dos alojamentos, passa-se por uma horta que vai de canto a canto em um espaço feito especialmente àquelas iguarias, ervas, temperos, hortaliças. Esse cantinho, em especial, me lembrou muito a minha querida avó Benedita (ela adora um matinho!).

Impressionante o quanto minha memória visual e olfativa estava aflorada durante minha passagem pelo Chakra. 

Depois de cada um se acomodar em seu cantinho de repouso, todos são convidados (através de um toque de sino) a entrarem dentro da casa para boas-vindas, recomendações/instruções e desjejum. Preciso fazer menção a essa parte. Ela é muito especial e importante.

Ameeta dedica-se a contar uma parte de sua história aos convidados.

Tudo começou na nebulosa e super atarefada vida no centro de São Paulo, onde após anos exercendo carreira em um corporativo tradicional, Ameeta e seu esposo Sorge, resolvem comprar um “pedaço de terra” e mudarem  para a cidade de Mairinque, interior de São Paulo. Em Mairinque, completamente conectados com a natureza, o casal compreende em totalidade a missão que têm no universo – conduzir outros seres amados a uma expansão de consciência e um alinhamento com quem realmente são e com o propósito de existirem. Missão que é cumprida a cada novo evento realizado no LAR do casal, o Chakra do Coração

Estar no Chakra do Coração é uma explosão de sentimentos e lições constantes. A começar por esse amor todo que a família recebe “completos estranhos” em suas dependências. Confesso: isso foi uma das coisas mais impactantes para mim. Não estava acostumada com um LAR tão acessível assim. Pra ser honesta, sempre tive aquela ideia na cabeça, de que tínhamos que limitar muito sobre quem entraria e sairia de nossos lares. Mas Ameeta me falou uma coisa simples, que mexeu o suficiente comigo e mudou minhas certezas de lugar; foi mais ou menos assim: “onde o bem habita, o mal não faz morada”. Realmente, um lugar ocupado pelo o bem, não se deixar ser afetado pelo mal. E aonde o bem está, o mal não tem força suficiente para permanecer. Há muita bondade ali! E justamente por isso, muita gente boa passa por aquelas portas. Isso é lindo demais pra mim.

chakra do coração - retiro em são paulo - espaço zen em sp - blog da lira

A segunda coisa que me impactou bastante, é a presença da consciência dentro daquele lar.  Através de pequenas atitudes, toda a casa se envolve com um estilo de vida saudável e muito sustentável; os sabonetes, xampus, condicionadores, cremes, produtos gerais, são todos naturais e biodegradáveis (em sua maioria, produzidos pelas mãos de Ameeta). Os banhos, costumam não durar mais do que 8 minutos. A água, vem diretamente do poço. Cada convidado é responsável por sua louça (menos o Luiz, que ficou passando a louça pra todo mundo lavar). Tudo está sempre muitíssimo limpo. Inclusive o chão da casa. A propósito, durante toda a estádia no Chakra do Coração, Ameeta treina a mente dos convidados através do próprio exemplo, para que não entrem dentro do LAR com calçados sujos, e assim mantenham tudo em perfeito alinhamento no lado de dentro. Hábito oriental, que tenho uma profunda contemplação. Até pretendo falar sobre isso num futuro próximo.

chakra do coração - retiro em são paulo - espaço zen em sp - blog da lira

Sobre a alimentação, preciso dedicar um tempo a falar sobre isso.

Bem, a primeira coisa que você precisa saber é que: os alimentos no Chakra do Coracão, são sempre orgânicos, a alimentação é completamente saudável, vegana, alinhada com os propósitos da casa. E se por algum segundo passou em sua mente que esses alimentos talvez sejam a “pior parte” de estar ali, você está suficientemente enganado (a). O cardápio é riquíssimo, atraente, saboroso, e não substitui nada do que costumamos comer diariamente. Ele na verdade, nos faz voltar a essência de que as coisas que comemos, são na verdade, os reais substitutos de uma alimentação tão genuína. Fiz questão de registrar alguns desses alimentos incríveis. Dá uma olhada:

Agora imagine: você é recebido com tanto amor, se alimenta perfeitamente bem, está vivendo de maneira sustentável e consciente, se conecta intensamente com a natureza e com pessoas incríveis, aprende com os cursos e vivências… Como fazer para não desejar morar num lugar desse todos os dias? Como esquecer uma família anfitriã e um LAR tão LAR como esse? Como não voltar amando Ameeta, sua família, e cada cantinho daquele lugar? Não tem como. De onde só sai o amor, só isso pode retornar.

Realmente me conectei com o Chakra do Coração. E de todos os lugares incríveis quais estive esse ano, posso dizer que foi o mais especial para mim. E sabe o que é mais legal nisso tudo? O Chakra do Coração é muito acessível. Recomendo a todos que desejam um período de reconexão com a própria essência. Estar no Chakra te fará questionar muitas vezes a maneira como você tem existido/vivido, te fará mudar certezas de lugar, te fará estar e SER quem você é por inteiro, e vai contribuir de maneira grandiosa com sua intransferível viagem em busca do autoconhecimento.

Em 2018, haverão muitos eventos no Chakra do Coração. Só cabe a mim desejar te encontrar, e nos reencontrarmos em algum deles.

Deixo aqui minha profunda contemplação, gratidão e saudade à Ameeta (minha fada!) e todo o amor espalhado pelo Chakra; seja em forma de bicho, de gente, de comida. Amor ali não falta! Por isso, me faz tanta falta. Gratidão, gratidão e gratidão! 


A lojinha do Chakra:

 

No Chakra do Coração, todos os produtos utilizados são orgânicos, biodegradáveis, sustentáveis, pensando no bem estar do ser humano e do planeta terra. Para tornar isso cada vez mais forte e verdadeiro, Ameeta passou a produzir produtos artesanais para venda; há sabonete, esfoliante, pomada, aromatizador, óleos, colônia, desodorante, sais minerais, tônicos, géis, dentre outros itens cosméticos. Na parte de alimentação, são dispostos pães, geléias, pastas e outros orgânicos que têm maior tempo de conservação para que você leve para sua casa. Há também acessórios, tais como: lenços, colares, e similares para lembranças. Você pode efetuar o seu pagamento por dinheiro impresso ou com cartão de débito ou crédito. Bem legal, né? Ah! Vale mencionar também, que durante sua estádia no Chakra, você pode solicitar massagens relaxantes e terapias variadas. Vale a pena dar uma conferida no site e recolher todas essas informações.

Acesse: https://www.chakradocoracao.org/


assinatura post blog

Anúncios

Escrito por

Prazer, Lira! Sinta-se à vontade e volte sempre. Para saber mais sobre mim, é só me acompanhar nas redes sociais. E se quiser ler um pouco da minha história, clica no botão "biografia" no menu principal aqui do blog. Um beijo!

6 comentários em “Retiro Zen em São Paulo – Chakra do Coração

  1. Bom dia ! Apreciei muito seu artigo.Por favor procuro um lugar para frequentar e fazer meditação em Guarulhos , como você falou de um lugar que voce frequenta e recomenda ,você poderia passar mais detalhes , site, contato e etc…desde já obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Foi só a segunda vez que estive lá, quando conheci minha “gema” ❤ , e a sensação já é de familiaridade, e de pertença!

    Concordo com toda a sua percepção, e claro, a minha é a mesma! 😉

    Grata a todos os seres que nos colocam no caminho dessa estrada do amor !
    Bj Lira ❤

    Curtido por 1 pessoa

Olá! Seu comentário passará por aprovação. Se seguir nossos procedimentos, ele estará disponível em algumas horas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s