Degustação de Vinhos em Buenos Aires


Postagem 04 de 10

Visitei pela primeira vez na vida, uma vinoteca em Buenos Aires. A experiência foi muito boa e vale a pena ser compartilhada. Se você não sabe como funciona uma degustação de vinhos, ou quer uma dica de vinoteca na capital Argentina, então, continue lendo…

Antes disso, você pode conferir as primeiras postagens dessa série:

— Hospedagem em Buenos Aires – Tour pelo Apartamento
— Show de Tango em Buenos Aires – Madero Tango
Onde comer em Buenos Aires?

10 - Enogarage - Blog da Lira

O que são vinotecas?

As vinotecas poderiam ser resumidas em “estabelecimentos comerciais, especializados na venda de vinhos”. Mas a verdade, é que optar pelo consumo de vinhos em uma vinoteca, pode ser uma verdadeira experiência. Pelo menos, foi assim comigo na Enogarage a convite da DayTours4u.

09 - Enogarage - Blog da Lira

Não fazia a menor ideia de como seria nossa experiência. Já havia conhecido algumas adegas, vinhedos, vinícolas… Então, pensei que seria uma experiência “ok”. Me surpreendi. Chegamos na vinoteca por volta das 14h00. Fomos recebidas pelas Sommeliers María Mercedes e Clara Sáenz. Recepção simpática, afetiva e muito sinestésica. Para mim, fez toda diferença.

Cursos Online na Área de Turismo e Hotelaria

Cursos Online 24 Horas – Certificado Entregue em Casa

05 - Enogarage - Blog da Lira

Em Buenos Aires, há cinco unidades. A unidade qual fomos convidadas à experiência, foi a unidade Barrio Norte, que fica bem próximo a Praça San Martín.


🎁 Quer ganhar R$130,00 de créditos no aplicativo Airbnb ao hospedar-se?
É só inscrever-se clicando nesse link.


O espaço nos foi apresentado em detalhes; a vinoteca tem vinhos de todos os tipos, para todas as ocasiões e gostos. Há alguns rótulos internacionais; chilenos, uruguaios e até brasileiros. Mas em sua maioria, nacionais. Vale mencionar que, além do atendimento carinhoso, o ambiente estava muito organizado, com uma ótima trilha sonora e bem climatizado.

15 - Enogarage - Blog da Lira

A degustação Privada:

A atividade propõe aos convidados, uma degustação de vinhos, acompanhados de água e queijo, que contam a história da Argentina, promovendo uma experiência sensorial de qualidade e cheia de aprendizagens.

03 - Enogarage - Blog da Lira

Assim que já estávamos bem familiarizadas com as Sommeliers e com o espaço, e que a história havia sido introduzida, demos início ao processo de degustação.

Degustamos 4 vinhos. Na ordem:

  1. El Porvnir Amauta (Torrontes)
  2. Saurus (Pinot Noir)
  3. Carinae (Malbec)
  4. Chakana Nuna Estate (Malbec)

06 - Enogarage - Blog da Lira

O processo de degustação:

O mais correto, é que sua experiência seja saborosa. Portanto, não há regras. O que a Sommelier faz, é dar recomendações para que sua experiência seja ainda melhor. Por isso, começamos da esquerda para a direita; do menos ao mais encorpado.

13 - Enogarage - Blog da Lira
El Porvnir Amauta Basoluto Torrontes
  • El Porvnir Amauta Basoluto Torrontes

Vinho 100% torrontés, proveniente de um local chamado Valle de Cafayate, em Saltá. Esse vinhedo tem pouco mais de 50 anos. A colheita acontece sempre em Fevereiro e é feita manualmente. Este vinho, não passa pela fermentação malo lática. Suas principais características: é um vinho de caráter frustado, fresco, tropical, com um segundo plano floral, que lembra rosas e tem presença de notas cítricas. Recomenda-se beber esse vinho a uma temperatura de 10 a 12 graus (celsius). É o famoso “vinho de sede”. Ideal para serem tomados antes das refeições, como aperitivo. Ou até mesmo com petiscos, numa conversa informal.

11 - Enogarage - Blog da Lira

  • Saurus Pinot Noir

Também é um vinho de colheita manual, com seleção em mesa vibratória. 40% dele, é envelhecido em barricas de carvalho. E os outros 60% se conservam em tanques de aço. Esse é um vinho premiado. Tem medalha de prata no “MONDIAL DU PINOT NOIR” do ano de 2008. Medalha de Bronze no “Argentina Wine Awards” de 2008, e melha de Bronze no “Decanter World Wine Awards” também de 2008. Além disso, foi recomendado no “International Wine Challenge”, do ano de 2008. Apresenta características de cor com tons vermelhos que chegam a um tom mais terroso. Apresenta também ao olfato, aromas de flores, frutas vermelhas, cogumelos, minerais e até mesmo algumas notas de baunilha e cacau. Esse tipo de vinho também é ótimo para começar. Pode ser servido com petiscos e tabua de frios.

02 - Enogarage - Blog da Lira
Carinae Malbec
  • Carinae Malbec

Cultivado sobre espaldeiras, com cerca de 90 anos de idade, irrigadas por inundação, esse vinho traz muitas histórias. É um vinho tinto elaborado sob da supervisão da equipe de Michel Rolland, tem suas uvas colhidas manualmente e fermentação malo lática completa. Tem boa cor e boa estrutura. Revela aroma de frutas vermelhas. É recomendado o consumo deste vinho, ainda jovem. E ainda assim, tem um potencial de armazenamento de 4 a 5 anos. O ideal é servi-lo entre 15 e 18 graus (celsius). É ideal para servir no meio das refeições. Ficam bem harmonizados com massas, gordura e molhos mais estruturados e doces.
12 - Enogarage - Blog da Lira

  • Chakana Nuna Estate Malbec

Por último, o meu predileto. A propósito, me surpreendeu muito. É um vinho 100% malbec. Originou em Mendoza (solo argentino). É um vinho orgânico, biodinâmico com certificado. De acordo com a filosofia Chakana, o vinho é produzido respeitando e preservando a terra e a vida, sem o uso de agroquímicos e sem manipulações na adega. A colheita é equilibrada e se caracteriza por sua frescura e consistência. Chakana foi qualificada com 92 pontos segundo Tim Atkin.

08 - Enogarage - Blog da Lira

Foi esse, um entre os vinhos que trouxe para casa.

Para harmonizar com os vinhos que foram servidos, um queijinho. Que como sabem, sou suspeita ao falar sobre. Tá pra nascer combinação melhor.

14 - Enogarage - Blog da Lira

Depois da deliciosa degustação, fiz mais algumas perguntas. Comprei algumas unidades e saí da experiência completamente grata pela DayTours4u por terem cuidado de tudo com tanto carinho. E claro, em gratidão pela receptividade e prontidão das Sommeliers Mari e Clara em nos ajudarem na produção desse conteúdo.

Outros serviços que possam ser interessantes:

— Traslado Ezeiza até o Hotel
— City Tour Buenos Aires
— Tour Sustentável em Buenos Aires

01 - Enogarage - Blog da Lira

Acompanhe a série:  01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10

🎁 Quer ganhar R$130,00 de créditos no aplicativo Airbnb ao hospedar-se?
É só inscrever-se clicando nesse link.


CRÉDITOS

Essa viagem faz parte do projeto #DeliraPeloMundo. Ela relata experiências reais de uma jovem empreendedora, que escreve histórias pelo mundo. Todo o conteúdo, incluindo vídeos do YouTube foram produzidos pela equipe Blog da Lira, com o suporte da empresa Pocket Agency. A experiência na vinoteca Enogarage, foi promovida em parceria com a agência de turismo DayTours4u. Toda a cobertura foi feita utilizando a internet da T-Mobile, disposta por nossos parceiros há quatro anos: EasySim4u.
Para convites, parcerias e trabalhos: pontodalira@gmail.com

 

 

 

Anúncios

Olá! Seu comentário passará por aprovação. Se seguir nossos procedimentos, ele estará disponível em algumas horas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: